quinta-feira, 3 de setembro de 2009

VIOLÊNCIA E CONCENTRAÇÃO DE RENDA

O Comércio Ambulante

Hoje foi feita uma manifestação dos comerciantes que trabalham em box ou pequenos quiosques no metrô de Botafogo, o Choque de Ordem chegou por lá botando abaixo trinta e sete unidades. Além do movimento de mulheres que convocou o ato estavam presentes algumas associações de ambulantes.
A Cooperativa Orla Legal lembrou das mulheres que foram perseguidas e expulsas dos seus quiosques, como a presidente de nossa cooperativa que foi a primeira a ter seu quiosque “reintegrado” de uma forma brutal sem aviso prévio, nenhuma notificação, uma liminar fulminante com direito a levar polícia, colocar tudo em cima do caminhão da nefasta Concessionária, aterrorizando todos que ainda não haviam assinado o contrato abusivo.
O quiosque da Esmeralda que incendiou de forma suspeita no Recreio dos Bandeirantes, a Madrinha, a Ceni. A Miriam da Barra, que o advogado “esqueceu” de fazer a contestação na Ação de Reintegração, mesmo querendo aceitar o contrato abusivo foi excluída sem defesa do advogado, que resolveu prestar serviço à concessionária. Temos muitas histórias de vida de quiosqueiras que perderam a oportunidade de continuar trabalhando por não se submeter à imposição, como nossa diretora combativa Valéria e muitas mais.
Negociamos, tentamos o entendimento e continuaremos a buscar o bom senso, mas a nossa sociedade com seus governantes multiplicam as desigualdades.
A dificuldade de organização e de participação enfraquece a voz e os interesses dos trabalhadores, as mulheres que cada vez mais assumem a condição de chefe de família, ainda tem que se desdobrar na função de mãe e organizadora do lar.
Enquanto nós não dedicarmos algum tempo a organização e participação política esta nossa sociedade continuará assim. Os interesses econômicos determinando o rumo do poder público aniquilando o direito dos despossuídos, concentrando capital na mão de poucos. O Brasil continua sendo o campeão em concentração de renda, apesar de políticas compensatórias como o bolsa–família.
Nosso futuro e o futuro de nossos descendentes está correndo sério risco, pois a violência e a agressão a natureza, implicam numa qualidade de vida baixa. Nosso país tem ainda muitas riquezas, mas são recursos finitos e devemos agir para preservar e construir um mundo melhor.
No próximo post devo falar de liberdade e independência e como vamos às ruas ou às praias para expressar nosso amor à pátria neste domingo e no dia 7 de setembro.
Até lá.
Hertz Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário