segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Independência nas Ruas

No domingo estivemos na praia de Ipanema, montamos nossa tenda de manhã e assistimos a passagem dos maratonistas, uma bela atividade esportiva, estendemos a faixa verde amarela “O Petróleo Tem que Ser Nosso”, a faixa da Orla Legal.

Após a maratona começamos a conversar com alguns conhecidos e curiosos que chegavam para pegar a cartilha, saber o que é O Leilão-das-Praias, mas ao meio-dia começou a chover e desarmamos a tenda e deixamos para continuar no dia seguinte. No dia sete de setembro amanheceu ventando e houve desistência por parte da maioria dos militantes. Mas não perdi o dia e fui ao “Grito dos Excluídos”, estavam presentes a CUT, a Conlutas, o PSOL, o PSTU, o MST, Professores, estudantes, movimento de moradia, não vou citar todas entidades, tinha uma turma de teatro que chegou cantando e fantasiados apresentaram um esquete contra o “Choque de Ordem”, vaiamos o Caveirão, a polícia e a guarda municipal.

Foi feita uma bela passeata na Presidente Vargas passando pela Central e terminando na comunidade Anastácia. Um ato cívico com faixas de fora Sarney, contra a exclusão que sofre a maioria da população. Aumentando os protestos e a organização, poderemos conquistar a independência.

Queremos encontrar o nosso prefeito e perguntar:

1-Qual interesse público em manter a Concessão 417/99-F-SPA?

-Já que completam dez anos e não foi feito nem 10% dos novos quiosques com sanitários.
-Já que há decisão na Justiça Federal proibindo a construção em outras praias.
-Já que foi mudado o projeto original sem autorização da Prefeitura.
-Esta empresa quer entrar no comércio ambulante nas areias, tornando-se a única a fazer publicidade na orla marítima.

2-Qual a possibilidade do prefeito determinar o retorno dos quiosqueiros expulsos com um contrato justo?

Sabemos que os interesses políticos são muitos em razão desta Concessionária manter vínculos com o poder público durante muitos anos, apoiando candidaturas e mantendo relacionamentos intensos, que possibilitou a mudança da Lei Orgânica do Município para permitir publicidade na orla marítima, exclusivamente para empresa concessionária.

Entendemos que só a opinião pública esclarecida poderá deter este conluio de interesses na administração dos quiosques que são bens públicos.

Contamos com interesse do carioca em acabar com o leilão das praias.

Hertz Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário