segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PRAIA LIVRE

VOLTA AO BLOG LEILÃO DAS PRAIAS

Paramos um pouco de transmitir nossas mensagens, mas as notícias e as lutas não pararam de acontecer. Como dissemos a Orla Rio quis entrar nas barracas das areias, mas os barraqueiros organizaram uma manifestação em frente do Hotel Cesar Park gritando fora Barreto, então conquistaram com muita luta o retorno para os pontos originais.

A cooperativa Orla Legal continua se reunindo e traçando planos, construindo alianças para que possamos retornar ao trabalho nos quiosques em paz. Uma destas alianças será com o grupo de barraqueiros que organizou a luta pelo retorno aos pontos de trabalho, este grupo se chama Praia Livre e esta turma questiona como as associações de barraqueiros assinaram o convênio com a Secretaria Especial de Ordem Pública sem debater e esclarecer os barraqueiros.

Devemos denunciar as irregularidades que a concessionária Orla Rio vem cometendo na administração dos 309 quiosques de nossas praias. Apesar ter o direito de fazer publicidade nos quiosques em razão do dever de construir novos quiosques com sanitários, ela não construiu e nem repassa os 5% dos contratos de publicidade para a prefeitura, estando devendo mais de R$ 1.380.0000,00 (um milhão e trezentos e oitenta mil reais), conforme requerimento de informações pedido no ano passado por vereador da base aliada.

Compreendemos que o projeto aprovado pela licitação não atende aos interesses de nossa cidade, pois além do impacto ambiental requer um custo operacional na sua manutenção que inviabiliza sua continuidade, tanto que as últimas plataformas construídas foram modificadas sem a autorização da Administração Pública, mas o novo prefeito continua inerte, passaram-se mais de um ano sem a construção de novos quiosques, com inadimplência, com modificação do projeto aprovado e com a expulsão dos quiosqueiros tradicionais.

Queremos perguntar ao prefeito: Qual o interesse público para continuar esta concessão?